Email |
Jacareí *
 
NOTÍCIAS
Automóveis
Aviação
Consumidor
Cultura
Economia
Editorial
Educação
Emprego
Esportes
Estradas
Imóveis
Indústria
Internacional
Meio Ambiente
Polícia
Política
Religião
Saúde
Social
Trânsito

Alternative content



Alternative content



Alternative content



 
13/06/2017 16:50 - Foto: Cristina Reis/PMJ  

MEIO AMBIENTE


Dow comemora 13 anos do projeto sementes

Iniciativa busca disseminar conceitos ambientais e promover mudanças de comportamento no meio onde vivem os estudantes

Jacareí

A Dow, indústria química, comemora 13 anos de seu Projeto Sementes, uma iniciativa que busca disseminar conceitos de cidadania e meio ambiente, promovendo mudanças de comportamento no meio onde vivem os alunos das escolas municipais de Jacareí.

O projeto foi elaborado, em 2004, de forma voluntária pelos colaboradores da Dow, após identificar as necessidades das comunidades localizadas no entorno da fábrica. Desde então, a iniciativa já atendeu cerca de 900 alunos da rede pública da região, sendo aproximadamente 70 alunos por ano. A previsão é que, até o final de 2017, mais 105 crianças participem da ação.

Neste período, o projeto tem instigado os alunos à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida, tornando-os cidadãos comprometidos e responsáveis com o meio onde vivem.

Parceria com o Sesi

Em agosto de 2013, a Dow firmou parceria com o SESI, que assumiu a execução do projeto, introduzindo novas metodologias de ensino de forma a tornar as atividades mais lúdicas e dinâmicas, além de manter atividades como workshops, jogos, visitas externas, pinturas, leituras, vídeos e discussões sobre os temas. Mesmo com a adoção da nova estrutura, o Projeto Sementes ainda conta com a ajuda de voluntários da Dow que auxiliam a gerenciar o projeto e outros dão suporte às aulas.

Há alternância nas escolas participantes do projeto, que são indicadas pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí. Hoje, além de abordar a importância de temas relacionados ao consumo consciente e a relação dos materiais com a natureza, o projeto gera maior entrosamento, respeito e trabalho em equipe entre os alunos, estimulados, principalmente, por iniciativas como a confecção de gibis e pintura coletiva.

“Nós acreditamos que as crianças são a esperança para tornar o mundo um lugar melhor agora e no futuro. Por isso, o Projeto Sementes ensina noções de cidadania e meio ambiente, assim eles podem mudar o seu comportamento e também o de sua família e amigos por meio do conhecimento adquirido nas aulas. Além disso, as crianças se tornam embaixadores do meio ambiente e multiplicadores do conteúdo aprendido”, diz Greg Oliveira, gerente da fábrica da Dow em Jacareí.

A parceria com o projeto faz parte da estratégia de cidadania corporativa da Dow, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), por meio do engajamento dos funcionários da empresa e de parcerias estratégicas.


 
 
 
 
Compartilhe:

 


Comentários:

 

Alternative content

Resolução Mínima de 1024x768 | © Jornal de Jacareí - 2016