Email |
Jacareí *
 
NOTÍCIAS
Automóveis
Aviação
Consumidor
Cultura
Economia
Editorial
Educação
Emprego
Esportes
Estradas
Imóveis
Indústria
Internacional
Meio Ambiente
Polícia
Política
Religião
Saúde
Social
Trânsito

Alternative content



Alternative content



Alternative content



 
08/10/2018 13:37 - Foto:  

EDUCAÇÃO


Estudantes criam Jardim Literário

“Crônicas de Nárnia” motiva 378 estudantes de escola municipal de Jacareí, a montarem um guarda-roupa ‘encantado’ com acesso a espaço lúdico para leitura

Da Redação

 Os 378 alunos da escola municipal José Éboli, no distrito de São Silvestre, em Jacareí, deram ‘asas’ à imaginação e criaram um cantinho especial para leitura com apoio da Fibria, indústria líder mundial na produção de celulose, com unidade em Jacareí.

Trata-se do guarda-roupa encantado da saga ‘Crônicas de Nárnia’, a coletânea de sete volumes escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis. De acordo com a diretora da escola, Ana Cristina Monteiro, a iniciativa partiu das crianças, que solicitaram mais espaço para leitura. “Reformamos um espaço de leitura no ano passado, mas ele é pequeno para receber todos os alunos. Eles mesmos sentiram a necessidade de um local maior e sugeriram um Jardim Literário que seria acessado por meio do guarda-roupa de Nárnia. Eles desenharam o projeto e, com a ajuda de parceiros do bairro, conseguimos dar vida a este cantinho especial”, diz Ana Cristina Monteiro, que também é mobilizadora do PVE na comunidade.

A empolgação das crianças, que têm entre 6 e 11 anos, vai além dos muros da escola. Entre as iniciativas complementares, os estudantes promoveram uma campanha que arrecadou cerca de 280 livros, em ações na Festa Junina do distrito de São Silvestre e junto ao comércio local. “O estímulo à leitura é fundamental e auxilia na formação de cidadãos conscientes e engajados na melhoria da sociedade. É gratificante ver que os alunos estão tomando a iniciativa de criar um espaço agradável para a leitura. O papel da comunidade, que participa ativamente das atividades, fortalece ainda mais a proposta”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

Toda essa motivação dos estudantes chamou a atenção da comunidade do distrito, que uma vez por semana é convidada a participar das Quartas Literárias. Nesse encontro, os moradores se reúnem com as crianças para contar histórias e, é claro, praticar leitura. “As crianças estão se sentindo protagonistas, percebendo que a escola é delas. É muito importante dar voz a elas e perceber que estão cada vez mais interessadas na leitura”, comenta a diretora Ana Cristina Monteiro.

Essa e outras iniciativas dos estudantes fazem parte do projeto ‘Leitura em Ação – A Cada Passo um Novo Espaço’. As ideias serão inscritas no Desafio Criativos da Escola, ação que integra o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) e tem o intuito de premiar propostas do mundo todo, protagonizadas por jovens que transformam suas escolas, comunidades e municípios.

 
 
 
 
Compartilhe:

 


Comentários:

 

Alternative content

Resolução Mínima de 1024x768 | © Jornal de Jacareí - 2016