Email |
Jacareí *
 
NOTÍCIAS
Automóveis
Aviação
Consumidor
Cultura
Economia
Editorial
Educação
Emprego
Esportes
Estradas
Imóveis
Indústria
Internacional
Meio Ambiente
Polícia
Política
Religião
Saúde
Social
Trânsito

Alternative content



Alternative content



Alternative content



 
12/11/2018 13:16 - Foto: Divulgação  

FIBRIA


Coro Jovem realiza apresentações

Rodrigo Rangel, escolheu um repertório que inclui músicas de nomes reconhecidos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Heitor Villa-Lobos

Jacareí

 A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, apoia uma série de projetos culturais que beneficiam a comunidade nas cidades em que atua. Em Jacareí, a música ganha destaque com o projeto “Coro Jovem de Jacarehy - Canções do Brasil”, que fará apresentações gratuitas na cidade durante os meses de novembro e dezembro.

Viabilizado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura), com apoio da Fibria e em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, o projeto ofereceu capacitação musical para cerca de 40 jovens, entre 16 e 28 anos.

 “O Coro Jovem é uma oportunidade enriquecedora para os participantes e para o público, que poderá acompanhar apresentações com canções de compositores fundamentais da música brasileira. Muitos dos integrantes do coro não tinham qualquer contato com essa vertente tão rica da nossa música e passaram a se interessar mais pela cultura. Além disso, o engajamento demonstrado durante as atividades revela perspectivas de possíveis carreiras na área”, afirma o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.

 Após passarem por uma seleção, com audições e testes de aptidão, os jovens tiveram aulas três vezes por semana, de junho a outubro, com uma carga horária de cerca de 160 horas. Os que moravam em regiões mais distantes do Sesi, onde foram ministradas as aulas, receberam vale-transporte.

 Do grupo inicial, 28 alunos participaram de todas as atividades e se preparam para as apresentações em Jacareí. Serão quatro concertos abertos ao público (veja agenda abaixo), uma premiere - para convidados, amigos e parentes dos jovens - e três em formato de flashmob (apresentação surpresa e rápida em diferentes locais da cidade).

 O regente do Coro Jovem, Rodrigo Rangel, escolheu um repertório que inclui músicas de nomes reconhecidos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Heitor Villa-Lobos. Um dos destaques é a canção ‘Intrepidez’, que tem letras de Rangel para a composição ‘Prelúdio das 5 Miniaturas Brasileiras’, do maestro mineiro Edmundo Villani-Côrtes.

 “A maioria dos jovens que participou das audições não tinha experiência em canto, mas muitos já apresentavam talento e uma boa voz. Os integrantes do coro são muito interessados e se desenvolveram rapidamente. Creio que 90% deles pretendem e têm condições para seguir carreira na música”, comenta Rangel.

 

Fibria e LIC

 Na recente seleção da LIC, a Fibria também patrocinou os projetos ‘Trilhas de um Sonhador’, do artista plástico Guataçara Monteiro, o ‘1º Prêmio Literário de Jacareí’ - que prevê o lançamento de três coletâneas e debates literários - e a mostra ‘Migrantes: A Cidade Mosaico’, uma exposição de fotografias tratando do movimento migratório ocorrido em Jacareí.

 A Fibria é incentivadora de projetos culturais por meio da LIC desde 2005 e apoia projetos há 11 anos consecutivos, tendo beneficiado 47 iniciativas em Jacareí.

 

Agenda

 18/11 (19h30) – Sala Mario Lago

 25/11 (19h) – Paróquia de São Silvestre

 2/12 (10h) – Pátio dos Trilhos

 

 
 
 
 
Compartilhe:

 


Comentários:

 

Alternative content

Resolução Mínima de 1024x768 | © Jornal de Jacareí - 2016